Estação de Transbordo vai receber busto do ex-prefeito Herzem Gusmão Pereira

Nesta segunda-feira (18), completam-se três anos desde o falecimento do ex-prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira. Tanto a data quanto o ex-gestor são lembrados pela família e por aqueles que o acompanharam, seja na política ou no trabalho, recebendo homenagens póstumas. Recentemente, no sábado (16), a prefeita Sheila Lemos e a ex-primeira-dama de Vitória da Conquista, Luci Freire Gusmão, revisaram o projeto preliminar para a criação de um busto em homenagem a Herzem, que veio a falecer em 2021, aos 72 anos, devido a complicações da Covid-19. A escultura será feita pelo artista plástico e escultor conquistense, Vando Oliveira, e será instalada na Estação de Transbordo Herzem Gusmão.

Para a Administração Municipal, liderar essa homenagem é um privilégio. “É muito significativo para mim poder lembrar, através desse monumento, todo o legado deixado por Herzem Gusmão para nós, conquistenses. Criar um busto em sua memória e colocá-lo no local que leva seu nome, um local que ele sonhava em ver bem estruturado e construído desde a era do rádio, é de extrema importância”, explicou a prefeita Sheila Lemos.

“Essa é uma homenagem muito simbólica para nossa família, pois esta cidade era o coração dele; aqui, Herzem construiu sua vida e contribuiu para a construção da cidade dos seus sonhos”, afirmou Luci Gusmão, acrescentando: “Será uma lembrança duradoura para muitos anos e permitirá que as futuras gerações conheçam a grandeza desse homem, não só pelo seu nome, mas também por sua expressão”, complementou.

Para o artista plástico Vando Oliveira, que transforma ideias em obras de arte, não poderia ser mais especial. “Trabalhar com esse nome, que pertence ao ex-prefeito que deixou um legado na cidade, é de grande importância para mim como artista, para o meu trabalho e para a memória que está sendo preservada. É uma tarefa muito gratificante!”, exclamou.

Trajetória

Natural de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira foi jogador de basquete na sua juventude, trazendo medalhas e títulos para a sua cidade. Era graduado em Direito, mas sua grande paixão sempre foi o rádio. Por 40 anos liderou a audiência como radialista da Rádio Clube de Conquista.

Com o programa Resenha Geral, tornou-se conhecido como “A Voz de Conquista”, um radialista que conquistou diversas gerações de ouvintes. Durante meio século, foi testemunha e narrador dos fatos mais marcantes da história conquistense.

Mas, no seu íntimo, também carregava o sonho de ser prefeito de sua terra natal. Por isso, em 2008, disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Vitória da Conquista. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Câmara Federal e, em 2012, tentou pela segunda vez a Prefeitura, sem sucesso. Em 2014, candidatou-se à vaga de deputado estadual, ficando na primeira suplência, assumindo a vaga em março de 2015.

Em 2016, Herzem foi eleito prefeito da terceira maior cidade do estado. Em novembro de 2020, conseguiu a reeleição em segundo turno com quase 98 mil votos.

No entanto, logo após o processo eleitoral, no dia 7 de dezembro, Herzem Gusmão foi diagnosticado com Covid-19, e internado no Hospital Samur no dia 18. No dia 26 do mesmo mês, foi transferido em UTI aérea para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para reabilitação pulmonar. Após alternar períodos entre a Unidade de Terapia Intensiva/UTI e a Unidade Semi Intensiva, com o agravamento do quadro de saúde foi sedado e intubado no dia 12 de março. No dia 18 de março, ele foi a óbito. Sua morte provocou grande comoção na cidade e em toda a Bahia.

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Se você deseja acompanhar todos os nossos conteúdos com exclusividade a Link News está presente em outros canais: Instagram, Youtube, Podcast e Facebook.

Oferecimento: Clinica Uro @clinicauro

Agência: Rossane Comunicação @rossane.comunicacao

#linknews #plataformalinknews #canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email