
Prefeitura de Vitória da Conquista sanciona reajuste salarial para servidores municipais
Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias
Uma persistente onda de calor e o tempo seco têm causado desconforto e preocupação à população de Vitória da Conquista, que está acostumada com o clima ameno da cidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a alta temperatura deve se estender nos próximos dias, podendo atingir a marca de 39 graus nesta sexta-feira (24).
As altas temperaturas podem representar riscos à saúde, causando desidratação, insolação e exaustão térmica, por isso, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Compdec), alerta sobre os cuidados necessários, especialmente com crianças, idosos e animais de estimação.
Nesse período recomenda-se que a população evite a exposição prolongada ao sol, principalmente nos horários mais quentes do dia. Além disso, é fundamental o uso de protetor solar, roupas leves e claras, chapéus e óculos escuros. O consumo regular de água, água de coco e sucos naturais também são essenciais para manter a hidratação.
“Uma das defesas do nosso aparelho respiratório é a hidratação, para que as bactérias, vírus e qualquer outros microorganismos que causem infecção não consigam adentrar. Porém, com essa baixa umidade do ar e o clima tão quente, esse mecanismo de defesa acaba sendo perdido naturalmente”, destacou a médica pneumologista do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, Vanessa Khouri. Como sugestão, a médica pede que a população invista na ingestão de líquidos, uso de soro fisiológico e umidificação de ambientes.
O aumento das temperaturas também propicia a propagação de vírus e, consequentemente, de doenças. “Apesar da gente não estar confinado como na época do inverno, esse é um momento de pouca ventilação, então os vírus se espalham com mais propriedade”, destacou a pneumologista.
Grupos vulneráveis, como crianças, idosos e animais de estimação precisam de uma atenção especial durante esse período de calor. Eles devem permanecer em locais frescos e arejados, evitando atividades físicas intensas. Além disso, é importante destacar que não há previsão de chuvas para os próximos dias, o que agrava ainda mais a situação, causando o aumento da sensação térmica.
Crianças: Mantê-las hidratadas, oferecendo água regularmente, evitar exposição direta ao sol, vesti-las com roupas leves e frescas, e evitar atividades físicas intensas durante os períodos mais quentes do dia.
Idosos: Garantir que os idosos estejam em ambientes frescos e bem ventilados, oferecer líquidos regularmente, incentivar o descanso e evitar exposição prolongada ao sol. Monitorar sinais de desidratação ou exaustão térmica.
Pets: Fornecer água fresca e limpa regularmente, evitar passeios nos horários de pico de calor, fornecer locais sombreados e frescos para descanso, não deixar o animal trancado em veículos ou áreas sem ventilação adequada. Monitorar sinais de hipertermia em animais, como respiração ofegante excessiva ou dificuldade respiratória.
Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!
Se você deseja acompanhar todos os nossos conteúdos com exclusividade a Link News está presente em outros canais: Instagram, Youtube, Podcast e Facebook.
Oferecimento: Clinica Uro @clinicauro
Agência: Rossane Comunicação @rossane.comunicacao
#linknews #plataformalinknews #canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias

Colégio Oficina aparece na 20ª colocação do ranking divulgado pelo MEC, que reúne as instituições com maiores médias no estado

Estudo será realizado com 250 pacientes em hospital de Porto Alegre e vai avaliar a eficácia do medicamento na rede pública