O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa a semana recebendo a presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, nesta 2ª feira (12.jun.2023). O encontro com a autoridade europeia faz parte do plano de reaproximação do governo com a União Europeia. A ideia é tratar do acordo entre Mercosul e o bloco europeu.
Lula tem criticado o grupo e chegou a dizer que não haverá acordo entre os 2 blocos se os europeus não aceitarem as condições dos brasileiros.
“Os que os europeus querem no acordo? Que o Brasil abra as portas para compras governamentais. Ou seja, eles querem que o governo brasileiro compre as coisas estrangeiras ao invés das coisas brasileiras”, falou Lula em São Bernardo do Campo (SP). “E se eles não aceitarem a posição do Brasil, não tem acordo. Nós não podemos abdicar das compras governamentais que são a oportunidade das pequenas e médias empresas sobreviverem nesse país.”






