Após 110 anos, lontra-gigante reaparece e ajuda a recuperar ecossistema na Argentina

A lontra-gigante, conhecida no Brasil também como ariranha, voltou a ser registrada na região do Chaco argentino após 110 anos de ausência. A espécie havia desaparecido da área por causa da caça predatória e da destruição de habitats naturais.

O retorno aconteceu por meio de um projeto de conservação que promoveu a reintrodução dos animais nas águas do rio Bermejo. Considerada predadora de topo, a lontra-gigante tem papel importante no equilíbrio ambiental, ajudando a controlar populações de peixes e outras espécies.

Segundo pesquisadores, nas primeiras semanas já foi observado o chamado efeito cascata trófica, quando toda a cadeia alimentar começa a se reorganizar. Também houve aumento na presença de aves aquáticas e mudanças físicas no ambiente, já que o animal escava tocas e abre trilhas nas margens dos rios.

Apesar dos resultados positivos, o trabalho de preservação continua. Especialistas defendem monitoramento constante, combate à caça ilegal, proteção dos rios e criação de corredores ecológicos para garantir a permanência da espécie na região.

Fonte: Itatiaia 

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email