Astronautas da Artemis II detalham experiências e impactos humanos após missão ao redor da Lua

Os integrantes da missão Artemis 2 fizeram sua primeira aparição pública no sábado (11 de abril de 2026), durante um evento realizado pela NASA em Houston. A fala ocorreu após o retorno da viagem de cerca de dez dias ao redor da Lua e concentrou-se nos aspectos humanos da experiência no espaço.

Participaram do encontro o comandante Reid Wiseman, o piloto Victor Glover e os especialistas de missão Christina Koch e Jeremy Hansen.

Relato do comandante

Reid Wiseman abriu as falas destacando a dificuldade de traduzir a experiência em palavras e a dimensão emocional da missão. “Eu não tenho a menor ideia do que dizer. Isso foi há 24 horas. A Terra era daquele tamanho pela janela e estávamos a Mach 39. E aqui estamos nós de volta em casa. Cada um de nós vai dizer apenas algumas palavras, mas eu peguei o microfone primeiro, então vou começar: Victor, Christina e Jeremy. Estamos ligados para sempre. E ninguém aqui embaixo jamais saberá o que nós 4 acabamos de passar. E foi a coisa mais especial que já aconteceu na minha vida….”

Ele também mencionou o impacto da distância e a relação com a vida na Terra. “(…) Ninguém sabe o que as famílias passaram, cara. Isso não foi fácil. Estar a mais de 200 mil milhas de distância de casa. Antes do lançamento, parece que é o maior sonho da Terra. E quando você está lá fora, você só quer voltar para suas famílias e seus amigos. É algo especial ser um humano. E é algo especial estar no planeta Terra. Obrigado”.

Gratidão e reconhecimento

Victor Glover reforçou o sentimento de gratidão ao relembrar a missão e destacou o convívio com a equipe. “Quando isso começou, em 3 de abril, eu quis agradecer a Deus em público. E quero agradecer a Deus novamente porque, ainda maior do que o meu desafio de tentar descrever o que passamos, a gratidão de ver o que vimos, fazer o que fizemos e estar com quem eu estava, é grande demais para caber em um corpo só….”

O astronauta também agradeceu às famílias e às equipes envolvidas. “E eu quero agradecer às nossas famílias por tudo o que ele (Reid) acabou de dizer. Então, ótimas palavras, ótimas palavras, ótimas palavras. Eu amo vocês, mas não apenas essas cinco lindas damas de pele cor de cacau ali. (Eu amo) todos vocês. E quero agradecer à nossa chefia. E ela mudou desde que estivemos aqui em abril de 2023, mas as qualidades não mudaram. E temos a sorte de estar nesta agência neste momento, juntos. E então, vou me sentar. Obrigado também às nossas operações aéreas por esta instalação e pela nossa carona para casa vindo de San Diego. E eu amo vocês. Obrigado.”

Reflexões sobre trabalho em equipe

Christina Koch trouxe uma reflexão sobre o significado de atuar em equipe após a experiência no espaço. “Eu não consegui dormir esta manhã, então escrevi algumas palavras na minha mente e vou tentar compartilhá-las com vocês hoje. Há 10 dias, esta jornada começou com o nosso gerente de missão batendo na minha porta nos alojamentos da tripulação e sussurrando: “Cristina, vamos almoçar. Levante-se”. E terminou ontem à noite quando minha enfermeira no navio me colocou na cama e disse: “Poxa, posso ganhar um abraço?”.”

A astronauta também apresentou sua visão sobre o conceito de tripulação. “Mas, nos últimos 10 dias, obtive uma resposta um pouco melhor para essa pergunta. Uma tripulação são pessoas ou um grupo que está nisso o tempo todo, não importa o que aconteça. Que está remando junto a cada minuto com o mesmo propósito. Que está disposto a se sacrificar silenciosamente uns pelos outros. Que faz graça e que mantém a responsabilidade. Uma tripulação tem os mesmos cuidados e as mesmas necessidades. E uma tripulação está inescapavelmente, belamente e dedicadamente ligada.”

Ao comentar a visão do espaço, Koch destacou a percepção da Terra em meio ao universo. “A Terra era apenas este bote salva-vidas flutuando imperturbável no universo. Então, eu posso não ter aprendido —eu sei que não aprendi— tudo o que esta jornada ainda tem a me ensinar. Mas há uma coisa nova que eu sei e é: planeta Terra, vocês são uma tripulação. Obrigada”.

Experiência humana e valores

Jeremy Hansen enfatizou aspectos humanos da missão, como gratidão, alegria e conexão. “Acho que o que eu gostaria de compartilhar hoje são talvez três das experiências humanas para nós.”

Ele destacou o apoio recebido e o preparo da equipe. “Gratidão pela minha família, gratidão pela Nasa e por sua liderança, gratidão pela Agência Espacial Canadense (…) E não acho que as pessoas jamais compreenderão totalmente o quão bem amparados e treinados nós fomos.”

Hansen também mencionou o papel da alegria durante a missão. “Temos um termo em nossa tripulação que cunhamos há muito tempo: o trem da alegria (…) houve muita alegria.”

Por fim, ressaltou o sentimento de conexão com o público. “E a última é o amor (…) nós somos um espelho refletindo vocês. E se vocês gostam do que veem, então olhem um pouco mais fundo. Isso são vocês.”

Acompanhamento após a missão

Após o retorno, os astronautas passaram por exames médicos iniciais, incluindo avaliação de sinais vitais, respostas neurológicas e equilíbrio. O acompanhamento segue nos dias posteriores, com foco na análise dos efeitos da ausência de gravidade e da exposição ao espaço profundo.

Mesmo com duração relativamente curta, a missão contribui para estudos sobre o impacto físico no corpo humano, incluindo perda de massa muscular, além de fornecer dados essenciais para futuras missões tripuladas.

Fonte: BBC/Poder 360

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email