Deslizamento em mina de coltan deixa mais de 200 mortos no Congo

Mais de 200 pessoas morreram na terça-feira (3) após um deslizamento de terra na mina de coltan de Rubaya, no leste da República Democrática do Congo. A informação foi confirmada na quarta-feira (4) pelo Ministério de Minas e Energia do país, que atribuiu o desastre às fortes chuvas na região.

Segundo o governo, cerca de 70 crianças estão entre as vítimas, e muitos feridos foram encaminhados a unidades de saúde na cidade de Goma. A mina é controlada desde 2024 pelo grupo rebelde AFC/M23, cujo representante havia informado anteriormente que o número de mortos seria menor.

Rubaya responde por aproximadamente 15% da produção mundial de coltan, mineral usado na fabricação de tântalo, empregado em celulares, computadores e equipamentos aeroespaciais. O local havia sido apontado como área de risco, com recomendação para suspensão das atividades até a adoção de medidas de segurança.

O episódio ocorre cerca de um mês após outro deslizamento na mesma mina, que também deixou mais de 200 mortos no fim de janeiro.

Fonte: CNN

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email