Salvador forma primeira turma de mulheres combatentes do exército brasileiro

A capital baiana foi palco, nesta segunda-feira (2), da cerimônia que marcou a formatura da primeira turma de mulheres combatentes do Exército Brasileiro. Ao todo, 57 jovens concluíram a etapa inicial de formação e passam a atuar como soldados recrutas, vinculadas à 6ª Região Militar.

A incorporação ocorre após a abertura do alistamento militar voluntário feminino, iniciada em 1º de janeiro de 2025, em caráter experimental pelo Ministério da Defesa. A partir da medida, as Forças Armadas passaram a admitir mulheres que optem pelo serviço, enquanto a obrigatoriedade permanece restrita aos homens.

Assim como já ocorre com o público masculino, o alistamento deve ser realizado no ano em que as jovens completam 18 anos. Em todo o país, mais de 33 mil mulheres se inscreveram para o serviço militar voluntário.

As novas militares terão os mesmos direitos e deveres dos homens que cumprem o serviço obrigatório. Entre as garantias estão remuneração, adicional de férias e a contagem do período de atuação para fins de aposentadoria junto ao INSS.

Durante a carreira, elas poderão ser engajadas e alcançar promoções aos postos de Cabo e Sargento no prazo de até oito anos dentro da instituição.

Fonte: G1 Bahia

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email