Com investimento de R$ 2,8 bilhões, MS inicia construção de ferrovia para escoar celulose

Mato Grosso do Sul deu início à construção de uma nova ferrovia voltada ao escoamento da produção de celulose. O projeto, com investimento estimado em R$ 2,8 bilhões, foi lançado no último dia 06, no município de Inocência, e contará com um trecho de 47 quilômetros que ligará a futura fábrica da Arauco à Malha Norte, com acesso ao Porto de Santos (SP).

A ferrovia, no modelo short line, é a primeira autorizada no Brasil e terá capacidade para transportar até 3,5 milhões de toneladas de celulose por ano, com trens de até 100 vagões, destinados principalmente aos mercados da Europa, Ásia e Estados Unidos.

As obras devem ser concluídas no segundo semestre de 2027 e devem gerar cerca de mil empregos diretos durante a fase de implantação. A iniciativa integra a estratégia do Governo Federal para ampliar a malha ferroviária, reduzir gargalos logísticos e fortalecer a competitividade das exportações brasileiras.

Principal exportador de celulose do país, Mato Grosso do Sul respondeu por 35% das exportações nacionais do produto em 2025, movimentando quase 7 milhões de toneladas e US$ 3,11 bilhões em receita.

Fonte: Agência Gov

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email