O Exército Brasileiro realiza na próxima quarta-feira (4), às 9h, no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília, a Seleção Complementar do Alistamento Militar Inicial. A etapa é considerada decisiva no processo de incorporação de jovens às fileiras da força terrestre e, neste ano, será marcada pela participação inédita de mulheres.
Pela primeira vez, candidatas do sexo feminino integram a seleção complementar, ampliando a presença das mulheres no ingresso ao Exército Brasileiro. A iniciativa reflete o fortalecimento de políticas institucionais voltadas à inclusão, à diversidade e à valorização do potencial feminino no âmbito da defesa nacional.
Em 2025, mais de 33 mil jovens realizaram o alistamento militar em todo o país. Para a fase de seleção complementar, foram convocados mais de 260 mil candidatos, entre homens e mulheres. Somente em Brasília, mais de 900 jovens do sexo feminino foram chamadas para participar dessa etapa.
Durante a seleção, as candidatas passarão por revisão médica e odontológica, exames, avaliações de habilidades específicas e entrevista individual, seguindo os critérios estabelecidos pela legislação vigente. O mesmo procedimento é aplicado aos candidatos do sexo masculino. Os jovens considerados aptos serão incorporados em março, quando terão início as atividades de formação militar.
O serviço militar é apresentado pelo Exército como um instrumento de aproximação entre a Instituição e a sociedade, promovendo valores como cidadania, disciplina e patriotismo. A etapa também representa novas oportunidades para homens e mulheres que desejam servir ao país com dedicação, competência e espírito cívico.
Em todo o Brasil, a previsão é de incorporação de 1.010 mulheres ao Exército Brasileiro, sendo 182 delas destinadas às unidades da capital federal.
Fonte: Agência Brasil






