Índia enfrenta surto do vírus Nipah, uma das doenças mais letais monitoradas pela OMS

A Índia enfrenta um novo surto do vírus Nipah, uma das doenças infecciosas mais letais acompanhadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até o momento, cerca de 110 pessoas estão em quarentena após a confirmação da infecção em dois profissionais da área da saúde, o que acendeu o alerta das autoridades sanitárias do país.

Segundo estimativas da OMS, a taxa de letalidade do vírus Nipah varia entre 40% e 75%. Não há, até o momento, vacina ou tratamento específico disponível para a doença, o que reforça a preocupação com a evolução dos casos e a necessidade de ações rápidas de contenção.

A infecção pelo Nipah costuma apresentar rápida piora do quadro clínico. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, náuseas e vômitos, além de tosse e dificuldade para respirar. Em estágios mais graves, podem ocorrer confusão mental, convulsões e inflamação do cérebro. Apesar da gravidade, há registros de pacientes que passam pela infecção sem apresentar sintomas.

O vírus Nipah é classificado como zoonótico, sendo transmitido principalmente de animais para humanos. Os principais reservatórios são morcegos frugívoros, que podem contaminar frutas e alimentos por meio da saliva, urina ou fezes. Também há registros de transmissão por animais intermediários, como porcos. A transmissão entre pessoas pode ocorrer a partir do contato próximo com secreções de indivíduos infectados. Embora exista essa possibilidade, o vírus não apresenta o mesmo grau de contágio de doenças respiratórias, como a Covid-19.

Surtos do Nipah são registrados quase todos os anos em países do sudeste asiático, especialmente na Índia e em Bangladesh. Diante do avanço recente dos casos, autoridades indianas intensificaram as medidas de contenção, com rastreamento de cadeias de transmissão e monitoramento em unidades de saúde, com o objetivo de evitar a disseminação comunitária.

O alerta se estendeu para outros países da Ásia. Nações como Tailândia, Nepal e Taiwan retomaram protocolos adotados durante a pandemia de Covid-19, incluindo a triagem de passageiros em aeroportos e o reforço da vigilância sanitária em voos provenientes da Índia. Até o momento, esses países informaram não haver registros da doença em seus territórios.

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email