O resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) mostrou que cerca de 30% dos cursos de medicina tiveram desempenho insatisfatório, com menos de 60% dos estudantes alcançando a nota mínima. A maioria das faculdades com baixo desempenho é municipal ou privada com fins lucrativos.
Diante do cenário, o Ministério da Educação anunciou sanções às instituições com piores resultados. Entidades médicas também voltaram a defender a criação de um exame de proficiência para recém-formados, como forma de garantir a qualidade do atendimento à população.
Especialistas ressaltam que a solução passa pelo fortalecimento da fiscalização dos cursos, especialmente na oferta de ensino prático e estágios. A avaliação, segundo eles, deve ir além do desempenho em provas e incluir a análise da estrutura, dos campos de prática e da formação oferecida aos estudantes.
Fonte: Agência Brasil






