A Academia Mineira de Letras (AML) elegeu, na tarde de quinta-feira (22), o poeta, compositor e escritor mineiro Márcio Borges como seu novo membro imortal. Um dos fundadores do Clube da Esquina e irmão de Lô Borges, o artista ocupará a cadeira nº 29.
Márcio Borges venceu a disputa com outros 11 candidatos, recebendo 32 votos entre os 34 acadêmicos votantes. A cadeira tem como patrono Aureliano Pimentel e já foi ocupada por nomes como Gustavo Capanema, Affonso Arinos Filho e, mais recentemente, José Fernandes, falecido em outubro de 2025.
Para o presidente da AML, Jacyntho Lins Brandão, a eleição reconhece a contribuição de Márcio Borges à cultura brasileira. Segundo ele, a chegada do artista também aproxima a Academia da história do Clube da Esquina e da produção musical mineira.
Aos 75 anos, Márcio Borges tem mais de 200 composições gravadas por grandes nomes da música brasileira e internacional, como Milton Nascimento, Elis Regina e Nana Caymmi. Além da carreira musical, é autor de livros marcantes sobre o Clube da Esquina, incluindo Os Sonhos Não Envelhecem, considerado uma das principais obras sobre o movimento.
Fonte: Itatiaia






