Vacina 100% brasileira e de dose única contra a dengue começa a ser aplicada em SP

A vacinação com a primeira vacina 100% brasileira e de dose única contra a dengue começou no último domingo (18) em Botucatu (SP). Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o imunizante integra uma estratégia piloto do Ministério da Saúde para avaliar a redução da transmissão da doença.

Além de Botucatu, participam da iniciativa os municípios de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). A vacina está sendo aplicada em pessoas de 15 a 59 anos, com meta de alcançar entre 40% e 50% de cobertura vacinal nessas cidades.

Nesta primeira fase, foram distribuídas 204,1 mil doses entre os três municípios. A vacina Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos da dengue, tem 74% de eficácia global, reduz em 91% os casos graves e garante 100% de proteção contra hospitalizações, segundo estudos clínicos.

A imunização infantil de 10 a 14 anos segue com a vacina de duas doses já ofertada pelo SUS em todo o país. O Ministério da Saúde prevê a ampliação gradual da vacina do Butantan conforme o aumento da produção.

Apesar da queda de 74% nos casos de dengue em 2025, o governo reforça que a vacinação complementa, e não substitui, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Gov

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email