Lei institui Julho Dourado para reforçar saúde animal e prevenir zoonoses

Foi sancionada a Lei nº 15.322/26, que oficializa a campanha Julho Dourado no Brasil, voltada à promoção da saúde de animais domésticos e de rua e à prevenção de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas aos humanos. A norma foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (7).

A campanha prevê ações de conscientização sobre cuidados com os animais, estímulo à adoção de pets abandonados e iniciativas que promovam qualidade de vida para animais domésticos e em situação de rua. Também está prevista a divulgação dos princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, da Unesco.

Entre as atividades sugeridas estão seminários, palestras e a iluminação ou decoração de prédios públicos e privados com a cor dourada durante o mês de julho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem mais de 30 milhões de animais domésticos abandonados, número que reforça a importância da campanha.

A lei teve origem no Projeto de Lei 2.729/21, de autoria do ex-deputado federal Aroldo Martins (PR), aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. No Senado, o texto recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente (CMA), sob relatoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), e foi aprovado em dezembro de 2025.

Fonte: Agência Câmara de Notícias 

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email