O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou nesta terça-feira (6) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá vetar o Projeto de Lei da Dosimetria na próxima quinta-feira (8). Segundo o parlamentar, o veto será anunciado durante um ato político que marca os três anos da invasão aos prédios dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
Em entrevista à rádio Sociedade da Bahia, Jaques Wagner reforçou a posição contrária do governo e do Partido dos Trabalhadores à proposta. De acordo com ele, apesar da aprovação do projeto pelo Congresso Nacional, caberá agora ao Legislativo decidir se mantém ou derruba o veto presidencial.
“Sou contra a dosimetria, o PT é contra a dosimetria, o governo é contra a dosimetria, e dia 8 o presidente vai vetar aquilo que foi aprovado, e vai depender do Congresso se derruba ou não”, declarou o senador.
O Projeto de Lei da Dosimetria prevê a redução das penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e por tentativa de golpe de Estado. A proposta tem sido alvo de críticas por integrantes do governo, que defendem a manutenção das punições aplicadas aos responsáveis pelos ataques às instituições democráticas.






