Os primeiros dias de janeiro foram de calor intenso em Salvador. Na última quinta-feira (1º), a sensação térmica chegou a 44ºC na região da Base Naval, no Subúrbio, mesmo com o termômetro marcando 34ºC, segundo a Defesa Civil.
Na sexta-feira (2), as temperaturas continuaram elevadas. Na Ilha de Bom Jesus dos Passos, os termômetros registraram 36ºC, com sensação térmica de 40ºC. O cálculo da sensação térmica segue parâmetros da National Oceanic Atmospheric Administration (NOAA), que considera fatores como temperatura e umidade do ar.
Diante do calor, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados, mantendo-se hidratada e utilizando proteção adequada, como protetor solar, camisas com proteção UV, bonés e óculos escuros.
No sábado (3), dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontaram temperatura de 32,8ºC, com sensação térmica de 34,5ºC. Já no domingo (4), as temperaturas variaram entre 23ºC e 35ºC, mantendo o cenário de calor típico do verão na capital baiana.
Fonte: Alô Alô Bahia






