O Ministério de Portos e Aeroportos lançou, na última segunda-feira (22), a campanha “Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não” nos aeroportos brasileiros. A iniciativa foi apresentada pelo ministro Silvio Costa Filho no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e amplia as ações do Governo Federal de enfrentamento à violência contra as mulheres.
A campanha integra a segunda fase do programa “Assédio Não Decola” e conta com parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Associação Brasileira das Concessionárias de Aeroportos (ABR). Peças informativas, vídeos e cartazes serão divulgados nos terminais para orientar passageiros, profissionais da aviação e usuários sobre prevenção, denúncia e apoio às vítimas.
Os aeroportos foram escolhidos por serem locais de grande circulação de pessoas, com o objetivo de ampliar a conscientização e incentivar denúncias por meio de canais como o Ligue 180. A ação também reforça o papel das concessionárias, companhias aéreas e forças de segurança na proteção das mulheres.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 1.492 casos de feminicídio em 2024, o maior número desde a tipificação do crime, reforçando a importância de iniciativas de mobilização e combate à violência de gênero.
Fonte: Agência Gov






