O estudante baiano Valmiro Xavier conquistou reconhecimento nacional ao ser um dos dez vencedores da Academia LED de Jornalismo Globo, iniciativa que valoriza projetos inovadores e trajetórias inspiradoras no jornalismo brasileiro, com destaque para diferentes regiões do país.
A premiação é resultado de meses de dedicação, disciplina e perseverança. O projeto apresentado por Valmiro tem como tema “Mãos que criam o futuro e moldam possibilidades: o coletivo Artes das Mulheres da Maré de Mutó” e parte do território onde ele viveu a infância. A proposta transforma vivências pessoais em narrativa jornalística, marcada por identidade, pertencimento e propósito, evidenciando histórias construídas a partir da força criativa e coletiva das mulheres.
Além de resgatar memórias e experiências locais, o trabalho busca inspirar jovens universitários a desenvolverem iniciativas jornalísticas que apresentem o Nordeste como um espaço de inovação, criatividade e transformação social, ampliando a presença das narrativas regionais no cenário nacional.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Valmiro Xavier celebrou a conquista com gratidão, destacando a fé como elemento central de sua trajetória. Ele ressaltou que o reconhecimento representa o resultado de uma caminhada construída com esforço diário, aprendizado constante e superação de desafios. O estudante também agradeceu à família, aos amigos e à mentoria recebida ao longo do processo, destacando o apoio como fundamental para a realização do projeto.
A premiação chega, segundo o estudante, como um marco especial no encerramento do ano, reafirmando a importância da persistência, da confiança e do propósito na construção de trajetórias no jornalismo.
Fonte: Instagram @valmiroxavier_






