O Brasil vai criar o Centro Temático de Energia Renovável no Oceano, chamado de Energia Azul, após o Inpo (Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas) ser selecionado em edital da Finep, com investimento de cerca de R$ 15 milhões.
O projeto vai desenvolver tecnologias para geração de energia limpa a partir de ondas, marés, gradiente térmico do oceano (OTEC) e hidrogênio verde offshore. A iniciativa busca reduzir emissões em setores de difícil descarbonização, como óleo e gás, siderurgia, fertilizantes e cimento.
Parte dos recursos será destinada à formação de especialistas em parceria com a UFRJ, UFPA, UFPE e FGV. Também estão previstos equipamentos-piloto e testes em ambiente real.
A expectativa é que o projeto fortaleça a liderança do Brasil na economia azul e na transição energética.
Fonte: Forbes BR






