A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, nesta quarta-feira (3), 50 casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas no estado. O balanço também registra dez mortes, ocorridas em municípios da capital e Região Metropolitana, além de cidades do interior, como Jundiaí e Sorocaba.
As vítimas incluem homens e mulheres entre 23 e 54 anos. Outros seis casos seguem em análise, sendo que cinco deles evoluíram para óbito e ainda aguardam confirmação da causa. Até agora, 520 suspeitas foram descartadas pelas autoridades.
O metanol, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), é um álcool altamente tóxico, inflamável e incolor. Mesmo em pequenas quantidades, sua ingestão pode provocar envenenamento grave, já que o organismo transforma a substância em compostos prejudiciais, como formaldeído e ácido fórmico, capazes de causar danos severos e levar à morte.
Fonte: Rádio Itatiaia






