O Brasil deve receber a Copa América Feminina em 2026, em uma proposta apresentada pela Conmebol à CBF na última reunião do conselho da entidade, em Lima. A ideia é usar o torneio como evento-teste para a Copa do Mundo de 2027, que será realizada no país pela primeira vez. Segundo informações internas, o presidente da CBF, Samir Xaud, teria apoiado a proposta imediatamente.
O plano é que a competição aproveite parte da infraestrutura já preparada para o Mundial, utilizando alguns dos estádios das oito cidades-sede de 2027: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Salvador, Brasília e Porto Alegre. O Maracanã, palco da abertura e da final da Copa do Mundo, também deve integrar o circuito da Copa América.
A edição de 2026 manteria um formato semelhante ao torneio de 2024, disputado no Equador, quando o Brasil conquistou seu nono título. Na ocasião, três estádios foram usados, todos em Quito.
Ao contrário das edições anteriores, a Copa América já não define vagas para o Mundial. Desde 2023, a classificação é decidida pela Liga das Nações Feminina, que distribui duas vagas diretas e duas de repescagem para 2027. Como país-sede, o Brasil já tem vaga garantida e não participa da competição.
Fonte: A Tarde






