A Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (11), às 16h, no Salão Nobre, a cerimônia de entrega da primeira edição da Medalha Rei Pelé, honraria criada para reconhecer pessoas e instituições que se destacaram na promoção, atenção e ampliação do acesso ao esporte entre populações de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
A condecoração será concedida pela Segunda-Secretaria da Câmara, que também emitirá diplomas de menção honrosa aos agraciados. A escolha dos homenageados foi feita por uma comissão formada pela Segunda-Secretaria e pela Comissão do Esporte, a partir das indicações de parlamentares. No total, serão homenageadas oito personalidades e cinco instituições públicas ou privadas.
Entre os agraciados estão nomes consagrados do esporte nacional, como Arthur Antunes Coimbra (Zico), reconhecido por projetos sociais como Jogo das Estrelas e Futebol Inclusivo; Dunga, pelo trabalho à frente da ação solidária Seleção do Bem 8; e Carlinhos Bala, criador do Projeto CB11, que forma jovens atletas nas comunidades de Recife. Também serão homenageados Fernando Alves Santa Clara (Fernandinho), Renato Camargo Santiago, João Vicente Claudino, Marley Mendonça Alves e, in memoriam, Ezequiel Patrício Dorneles, referência do futebol amador em Governador Valadares (MG).
Na categoria de instituições, recebem a Medalha Rei Pelé o Projeto Remar para o Futuro (RS), o Grêmio Recreativo Favela (SP), o Instituto Beneficente e Social Viva Contribuindo (RR), o Instituto Reciclando o Futuro (DF) e o Instituto Tiago Camilo (SP) — todos reconhecidos por iniciativas que unem esporte, cidadania e inclusão social.
A Medalha Rei Pelé reforça o papel transformador do esporte na sociedade brasileira, valorizando iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e comunitário por meio da prática esportiva.
Fonte: Câmara Deputados






