O príncipe William realizou na manhã dessa terça-feira (4) um passeio de barco entre a Ilha de Paquetá e a Área de Preservação Ambiental (APA) de Guapimirim, na Baía de Guanabara. Acompanhado por ambientalistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o herdeiro do trono britânico conheceu o maior manguezal do estado do Rio de Janeiro, onde plantou uma muda de mangue-branco.
Durante o trajeto, William esteve ao lado de Breno Herrera, gerente da região Sudeste do ICMBio; Mauricio Muniz, coordenador territorial do instituto; Eduardo Surek, chefe da APA Guapimirim; e seguranças da realeza. A embarcação foi conduzida por Adilson Ferreira, conhecido como Russo, que atua na área e considerou o passeio uma experiência singular.
Na parada para o plantio, o príncipe ouviu explicações sobre a vegetação típica dos manguezais e participou da ação simbólica de replantio. Como forma de homenagem, recebeu o livro “Guanabara espelho do Rio”, da jornalista Cristina Chacel e do fotógrafo Custodio Coimbra, que retrata os esforços de conservação ambiental na região.
A visita integra a agenda de compromissos de William no Rio, que inclui atividades oficiais e culturais. Nos dias anteriores, o príncipe visitou pontos turísticos como o Pão de Açúcar, o Maracanã e jogou vôlei na praia.
Fonte: O Globo






