Representantes da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Câmara de Vereadores realizaram, nesta quarta-feira (29), uma visita técnica à área do Cristo de Mário Cravo, na Serra do Periperi. O encontro teve como objetivo alinhar os últimos detalhes para a realização da 1ª Missa do Vaqueiro, que acontece neste sábado, 1º de novembro, como parte das comemorações pelos 185 anos de emancipação política do município.
Evento une fé, cultura e tradição sertaneja
Durante a visita, estiveram presentes o secretário da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, os vereadores Luís Carlos Dudé e Subtenente Muniz, o comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, além de representantes do Simtrans, da Secretaria de Serviços Públicos, do Cerimonial da Prefeitura e o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno.
O Coronel Ivanildo destacou a importância do planejamento logístico para garantir o sucesso do evento.
“A Missa do Vaqueiro será um momento histórico para nossa cidade. Estamos empenhados em organizar tudo com muito cuidado, para receber os vaqueiros e o público da melhor forma possível”, afirmou.
O vereador Luís Carlos Dudé, autor da iniciativa, ressaltou o simbolismo do evento para o povo conquistense.
“A Missa do Vaqueiro entrou para o calendário oficial de aniversário da cidade. É uma celebração de fé e identidade que a população abraçou com entusiasmo”, destacou.
Estrutura e programação da Missa do Vaqueiro
De acordo com o assessor de Cultura, Alecxandre Magno, a estrutura contará com espaços separados para cavalos e cavaleiros, além de palco, som, banheiros e toda a infraestrutura necessária para o conforto dos participantes.
O evento começa às 8h da manhã, no Cristo de Mário Cravo, com a bênção dos vaqueiros. Em seguida, os participantes seguirão em cavalgada pelas principais ruas da cidade — Rua do Cruzeiro, Praça Sá Barreto, João Pessoa, Siqueira Campos, Rosa Cruz e Jorge Teixeira — até o Estádio Lomanto Júnior.
À tarde, a celebração continua no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, com shows de Rivelino Lima, Rony Barbosa, Netinho do Forró e Edigar Mão Branca. A entrada será solidária: 1 kg de alimento não perecível (pista) ou um saco de cimento (camarote).
Fé, solidariedade e valorização cultural
A 1ª Missa do Vaqueiro é uma realização do mandato do vereador Luís Carlos Dudé e da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com apoio da Prefeitura Municipal. O objetivo é arrecadar recursos para a construção do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jurema.
Além de celebrar a fé, o evento valoriza a cultura sertaneja, a tradição dos vaqueiros e reforça o espírito de solidariedade da comunidade conquistense.
Fonte:PMVC






