De 23 a 25 de outubro, o Enapro 2025 – Encontro Nacional das Agências de Propaganda reuniu grandes nomes do mercado publicitário no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Com ingressos esgotados, o evento — promovido pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) — consolidou-se como um dos principais encontros do setor no país, promovendo reflexões sobre tendências, conexões humanas e os novos caminhos da comunicação.
Em sua quarta edição, o Enapro teve como tema “Humanos para Humanos”, destacando discussões sobre criatividade, branding, diversidade e representatividade. Profissionais, agências, anunciantes, estudantes, imprensa e fornecedores participaram de uma intensa programação voltada à valorização do fator humano na publicidade.
A abertura, no dia 23, marcou a posse da nova diretoria do Sinapro-Bahia para o triênio 2025-2028, liderada por Paulo Coelho (Mago Comunicação) e Geo Filho (Gente Propaganda) como vice-presidente. A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Neojiba, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, e presença de Maria Rita Pontes, superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), além de representantes da Hemoba, instituições apoiadas pelo sindicato.
Nos dias seguintes, o público acompanhou palestras e painéis com nomes de destaque no cenário nacional. Alexis Pagliarini (Criativista ESG4) e Eco Moliterno (Accenture Song Latam) abriram as discussões sobre inteligência artificial e criatividade. Preto Zezé (CUFA), Nina Campos (Relações Simplificadas), Lucas Reis (ABMP) e Ju Monte (ATcom) também integraram o time de palestrantes, encerrando o evento com Hugo Rodrigues, um dos publicitários mais premiados do país.
Além do conteúdo técnico, o Enapro promoveu ações sociais em parceria com a Santa Casa, Hemoba e OSID, reforçando o compromisso do setor com causas coletivas.
“Foi um Enapro de sucesso, que colocou o elemento humano no centro da comunicação. Tivemos grandes palestrantes, um público engajado e o apoio de entidades que acreditam neste projeto”, afirmou Paulo Coelho, presidente do Sinapro-Bahia.
A nova diretoria do sindicato:
Presidente: Paulo Coelho (Mago Comunicação)
Vice-presidente: Geo Filho (Gente Propaganda, Vitória da Conquista)
Diretores: André Mascarenhas (Artecapital)
Diretoria de Assuntos Éticos; Lula Lima (SLA)
Diretor de Relações Governamentais; Marcos Fonseca (Propeg)
Diretor Tesoureiro; Vera Rocha (Rocha Comunicação)
Diretora de Planejamento e Desenvolvimento; Carlos Poggio (Poggio)
Diretor-Secretário Conselheiros: Gilmara Almeida (BTS); Claudio Carvalho (Morya); Eduardo Santos (Ideia 3)
Delegacias Regionais: Sertão – Aloysio Barros (Design Print); Oeste – Aline Macedo (Carambola); Sudoeste – Daniel Nunes (Barcelona); Sul – Lorenna Caldas (Avoar).
Fonte: ATcom






