Vitória da Conquista marcou presença, nesta segunda-feira (27), no Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, realizado em Salvador. O evento reuniu secretários, gestores, representantes do Ministério da Cultura e de instituições parceiras, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a cooperação entre municípios na formulação e execução de políticas culturais.
Representando o município, o assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, apresentou dois projetos desenvolvidos em Conquista: a revista eletrônica “Venha conhecer e viver essa Conquista”, que reúne descrições e fotografias de pontos turísticos da cidade, e a Carreta da Cultura, um palco itinerante que levará diferentes expressões artísticas a bairros, povoados e distritos, promovendo o acesso descentralizado à cultura.
A iniciativa despertou o interesse de outros municípios e do Ministério da Cultura, que manifestaram intenção de conhecer melhor o modelo implantado em Conquista. “Estamos sendo contatados pelo Ministério da Cultura para mostrarmos nosso projeto de aquisição, para que seja também utilizado por outros municípios federativos”, afirmou Alecxandre Magno.
A Carreta da Cultura será inaugurada oficialmente no dia 9 de novembro, dentro da programação dos 185 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. O assessor destacou a relevância do evento nacional para o aprimoramento das políticas culturais locais. “Levo daqui novas ideias, parcerias e práticas que certamente contribuirão para o fortalecimento da nossa política cultural, valorizando nossos artistas, nossa identidade e o potencial criativo que faz de Vitória da Conquista uma referência cultural na Bahia e no Brasil”, disse.
Durante o encontro, Alecxandre Magno também apresentou à gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Cultural, Luciana Campos, o projeto da Casa Glauber Rocha.
A programação do primeiro dia incluiu debates sobre os desafios e oportunidades da gestão cultural nos municípios, abordando temas como economia criativa, uso de dados na cultura, governança federativa e novas políticas públicas para o setor.
A abertura oficial contou com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis; da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos; da presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (FNC) e secretária de Cultura de Belo Horizonte, Eliane Parreiras; do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro; da presidente da Funarte, Maria Marighella; e de Luciana Campos, do Itaú Cultural, entre outras autoridades.
Realizado há cerca de 18 anos, o Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura é promovido pelo Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados e reafirma o papel da cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico nos municípios brasileiros.
Fonte: PMVC






