O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu nesta segunda-feira (27) que errou ao anunciar sua candidatura à Presidência da República em 2026 durante uma coletiva de imprensa em Jacarta, capital da Indonésia. Segundo o petista, a declaração foi um “lapso” e deveria ter sido feita no Brasil.
“Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia. Eu tenho que falar no Brasil. Foi um lapso da minha parte, eu não tenho voto lá. Foi um erro”, afirmou Lula, em conversa com jornalistas em Kuala Lumpur, na Malásia.
A fala à qual o presidente se referiu ocorreu na última quinta-feira (23), durante encontro com o presidente indonésio, Prabowo Subianto. Na ocasião, Lula afirmou estar disposto a disputar um quarto mandato. “Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia que tinha com 30 anos de idade. Pode ter certeza, vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou.
Antes dessa manifestação, o presidente evitava confirmar oficialmente sua intenção de concorrer novamente, condicionando uma eventual candidatura à sua saúde física e mental.
Com o reconhecimento do equívoco, Lula procurou minimizar o impacto político da fala e reiterou que qualquer anúncio oficial sobre 2026 deve ser feito em território brasileiro.
Fonte: PlenoNews






