A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta terça-feira (14), o projeto de lei que institui uma secretaria especial voltada à implantação do sistema viário da Ponte Salvador-Itaparica. A proposta foi encaminhada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 9 de setembro, após reunião com deputados estaduais.
Denominada Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte), a nova estrutura terá caráter provisório e será responsável por acompanhar e coordenar o projeto até que a administração seja transferida para uma Parceria Público-Privada (PPP). O modelo, segundo o governo estadual, visa complementar a atuação do consórcio privado responsável pela execução da obra.
A criação de secretarias temporárias para grandes empreendimentos públicos não é inédita. Em 2009, por exemplo, foi instituída a Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), que conduziu os preparativos do evento esportivo realizado em 2014.
O governador informou que os nomes que irão compor a nova pasta serão divulgados após a sanção da lei.
Com investimento estimado em R$ 12 bilhões, a Ponte Salvador-Itaparica tem início das obras previsto para junho de 2026. O sistema viário abrangerá cinco trechos, incluindo os acessos em Salvador, a ponte principal de 12,4 quilômetros, a chegada à Ilha de Itaparica, o desvio de Mar Grande e a duplicação de parte da BA-001, entre Cacha Pregos e a cabeceira da Ponte do Funil.
Fonte: G1






