Um estudo internacional identificou ilhas brasileiras entre as mais relevantes do planeta para a conservação da biodiversidade marinha. A pesquisa, que analisou mais de 7 mil espécies de peixes recifais em 87 ilhas e arquipélagos, destacou Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo e Trindade como áreas prioritárias devido à presença de espécies únicas.
O levantamento foi conduzido por uma rede global de especialistas em conservação da natureza, com participação de pesquisadores brasileiros. Segundo o estudo, esses territórios desempenham papel essencial na manutenção dos ecossistemas oceânicos. Fernando de Noronha, por exemplo, consegue equilibrar turismo e preservação por meio de sua gestão como parque nacional.
Apesar da relevância ecológica, as ilhas oceânicas enfrentam sérios desafios. A pesquisa alerta que esses ambientes são particularmente vulneráveis à pesca predatória, à poluição e ao turismo desordenado, além dos efeitos das mudanças climáticas.
Os oceanos — que ocupam cerca de 70% da superfície terrestre — são fundamentais para a regulação climática e a produção de oxigênio. No entanto, o aumento da temperatura global tem provocado elevação do nível do mar e acidificação das águas, colocando em risco tanto a vida marinha quanto comunidades insulares inteiras.
O estudo reforça a necessidade de ações coordenadas em nível global e destaca a importância de fóruns internacionais, como a COP30, para fortalecer políticas voltadas à proteção e sustentabilidade dos oceanos.
Fonte: CNN






