O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter gostado da conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada nesta segunda-feira (6). Pelas redes sociais, o republicano disse que o diálogo, centrado em economia e comércio, foi positivo e antecipou que os dois líderes deverão se encontrar em breve, “no Brasil e nos Estados Unidos”.
Segundo o Palácio do Planalto, a ligação ocorreu em tom amistoso e teve duração de cerca de 30 minutos. Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 40% sobre produtos brasileiros e a suspensão de medidas restritivas impostas a autoridades do país. As tarifas, de até 50%, foram aplicadas em agosto pelo governo norte-americano.
Ainda conforme o Planalto, Trump designou o secretário de Estado, Marco Rubio, para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Lula sugeriu que o próximo encontro ocorra durante a Cúpula da Asean, na Malásia, e reiterou o convite para que o presidente norte-americano participe da COP30, em Belém (PA). Em publicação no X, o petista descreveu a conversa como uma oportunidade para restaurar as relações “amigáveis de 201 anos” entre Brasil e Estados Unidos e informou que ambos trocaram contatos para manter comunicação direta.
Fonte: CNN






