Os Estados Unidos aplicarão uma tarifa de 100% sobre medicamentos de marca ou patenteados importados a partir de 1º de outubro. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (25) pelo presidente Donald Trump, que estabeleceu uma exceção para empresas que estejam construindo fábricas em território norte-americano.
“Não haverá, portanto, nenhuma tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”, afirmou Trump em publicação no Truth Social.
A decisão afeta diretamente a indústria farmacêutica internacional, que terá de comprovar investimentos produtivos nos EUA para evitar a sobretaxa.
A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America (PhRMA), associação que reúne empresas do setor, já havia se posicionado contra a medida. Segundo a entidade, em dados divulgados no início deste ano, 53% dos US$ 85,6 bilhões em ingredientes usados na fabricação de medicamentos consumidos nos EUA são produzidos no próprio país. O restante é importado, principalmente da Europa e de outros aliados.
Com a nova tarifa, o governo busca pressionar companhias farmacêuticas a ampliar sua presença industrial em território americano, enquanto a indústria argumenta que a medida pode encarecer os medicamentos e afetar a cadeia de suprimentos.
Fonte: CNN






