A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista conclui nesta sexta-feira (26) a campanha de vacinação antirrábica, com a realização de uma semana de repescagem em dez unidades de saúde da zona urbana. A medida buscou ampliar a cobertura vacinal de cães e gatos, garantindo a proteção dos animais e da população.
O atendimento ocorreu das 9h às 15h, incluindo o horário de almoço, nas unidades Panorama, Nova Cidade, Morada dos Pássaros, Comveima, Patagônia, Hugo de Castro (Guarani), Jardim Valéria, Vila Serrana, Admário Silva Santos (Brasil) e Urbis VI.
Iniciada em 28 de agosto, a campanha mobilizou três equipes itinerantes na zona rural e postos fixos em diferentes pontos da cidade. Até o momento, foram vacinados cerca de 39 mil animais, o que corresponde a 61% da população canina. A meta era atingir 80%. Segundo o coordenador de Zoonoses, Luís Cláudio Moura, a repescagem foi necessária para atender tutores que não conseguiram participar nas datas anteriores. “Oferecemos um horário estendido, de manhã, ao meio-dia e à tarde, para atender a toda a população”, explicou.
A importância da imunização foi destacada por moradores. A protetora Maria da Glória Araújo Silva, que cuida de 15 cães, ressaltou o alívio de vacinar todos os animais sob sua guarda. Já Antônio Vicente, morador do bairro Candeias, reforçou a responsabilidade dos tutores: “O animal doméstico tem que ser bem tratado. Não pode ser negligenciada essa atitude de vacinar”. Luciana Ferreira do Nascimento, que levou seus cães Bob e Ted, também ressaltou: “O importante da vacina é proteger eles e a gente também”.
Apesar do encerramento oficial da campanha, a vacinação contra a raiva continuará disponível ao longo do ano em postos fixos. Os tutores podem levar seus animais à Unidade de Saúde Admário Silva Santos, na Avenida Frei Benjamin, e, a partir da próxima semana, também à Unidade de Saúde Panorama.
Fonte: PMVC






