A Câmara Municipal de Vitória da Conquista promove, na próxima quinta-feira (18), às 9h, uma audiência pública para debater a implantação de um Hospital Universitário (HU) no Campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizado no município.
A iniciativa é do presidente da Casa, Ivan Cordeiro (PL), em conjunto com os vereadores Diogo Azevedo (UB), Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT) e Márcia Viviane (PT). O encontro contará com a participação de lideranças políticas, representantes da universidade e membros da comunidade.
Segundo os proponentes, o HU trará impactos significativos em diferentes áreas. Além de servir como campo de prática para estudantes de Medicina e demais cursos da saúde, o hospital deve fomentar pesquisa científica e inovação. Também será referência regional no atendimento especializado e de alta complexidade, ampliando a rede de serviços de saúde no Sudoeste baiano.
Os vereadores destacaram que a audiência pública é uma oportunidade para ampliar a participação social no debate:
“A sociedade precisa compreender os múltiplos benefícios do projeto, que vão além da assistência à saúde, fortalecendo também a educação e a pesquisa na região.”
O encontro busca ainda sensibilizar lideranças políticas e estimular a articulação entre Executivo, Legislativo e sociedade civil para viabilizar os recursos e trâmites necessários à construção do hospital.
A proposta reforça o papel da Câmara Municipal em promover debates transparentes e participativos sobre projetos estratégicos que podem transformar a realidade de Vitória da Conquista e de toda a região.
Fonte: Câmara Municipal






