O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se irritou, nessa quarta-feira (3), ao responder questionamentos sobre a ponte Salvador-Itaparica e os possíveis impactos do projeto nas comunidades tradicionais da região. Visivelmente incomodado, ele classificou como “fake” a ideia de que não há diálogo com os moradores locais.
“Vi um vídeo, negócio ridículo. Aquilo é fake. Parece que tem gente torcendo contra. Espalharam um discurso que não está tendo diálogo com as comunidades tradicionais, é mentira isso”, afirmou. Jerônimo citou conversas com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e com os prefeitos de Vera Cruz e Itaparica, reforçando que a gestão tem buscado tratativas institucionais.
O governador também destacou a necessidade de união em torno do empreendimento: “Temos que torcer a favor da Bahia. Não temos mais nenhum motivo para dizer que não vai sair a ponte. Já bastou a dificuldade na pandemia, depois com a relação da cultura chinesa, resolvemos. TCE entrou. Eu quero encontrar saída”.
Durante a entrevista, Jerônimo foi questionado sobre a origem das críticas e rebateu um jornalista que citou relatório mencionando a falta de diálogo.
Em junho, uma audiência no Ministério Público Federal (MPF) discutiu os impactos da obra. Representantes de comunidades tradicionais da Ilha de Itaparica e de Vera Cruz alertaram para possíveis prejuízos às manifestações religiosas do candomblé, às terras indígenas, à economia de pescadores e marisqueiras, além da pressão da especulação imobiliária na região.
Fonte: Jornal Correio da Bahia






