Na manhã desta segunda-feira (1º), a prefeita Sheila Lemos se reuniu com atletas profissionais da cidade para tratar de mecanismos de apoio ao esporte local. O encontro ocorreu na sala de reuniões do gabinete e foi intermediado pelo secretário municipal de Esportes, Chico Estrela. Participaram da conversa o ultramaratonista Isaac Ferraz, a nadadora Maria Luiza Gusmão, o ciclista paratleta Ilano Couto, entre outros nomes que representam o município em competições nacionais.
Durante a reunião, os atletas apresentaram suas trajetórias e conquistas recentes, mas também relataram as dificuldades para conquistar patrocínios e maior visibilidade. A prefeita assegurou apoio institucional por meio da disponibilização da estrutura e dos equipamentos públicos do município. Sheila destacou ainda a criação da Secretaria Municipal de Esportes, que, apesar de ainda não contar com orçamento próprio, já pode auxiliar na orientação para a captação de patrocínios privados. A expectativa é que as condições de suporte direto melhorem a partir da aprovação do orçamento do próximo ano.
Com mais de 20 anos de dedicação às ultramaratonas, Isaac Ferraz ressaltou a importância do apoio para seguir representando a cidade. “Os treinamentos são muito árduos, mas a gente vai enfrentando. Venho lá da zona rural, treinando com meus pais desde novinho, subindo montanhas. Hoje consegui consolidar minha marca que agora é de 200 km”, afirmou.
A jovem nadadora Maria Luiza Gusmão, multicampeã e premiada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) em 2024, reforçou as dificuldades financeiras enfrentadas pelos atletas de alto rendimento. “É difícil conseguir patrocinadores, mas a gente sempre está tentando conseguir mais. Tenho o sonho de chegar às Olimpíadas um dia e tento estar na melhor forma. Acordo cedo, vou pra escola, volto aos meus treinos à tarde em uma rotina intensa desde meus sete anos”, contou.
Já o paratleta Ilano Couto, que também é pai de Maria Luiza, compartilhou sua trajetória após um grave acidente. Hoje, divide o orgulho de competir com a filha. “Ser atleta e pai de uma atleta é um motivo de orgulho muito grande para mim. Ambos se motivam e, como sou um atleta muito dedicado, ela acaba seguindo os passos. Para Maria Luiza é um pouco mais complicado por ter que conciliar a infância com um esporte de alto rendimento, mas ela está tirando de letra”, destacou.
Ao avaliar o encontro, o secretário Chico Estrela frisou que os atletas representam Vitória da Conquista no cenário nacional e merecem atenção especial. “A Secretaria de Esportes está em processo de formação e estamos estudando meios de apoiar estes atletas. Vale lembrar que a SME não é criada para patrocinar atleta, e sim para prestar apoio”, explicou.
A reunião reforçou o compromisso da gestão municipal em buscar alternativas de fortalecimento do esporte na cidade, reconhecendo o esforço individual dos atletas e a importância de suas representações em nível estadual e nacional.
Fonte: PMVC






