
Prefeitura de Vitória da Conquista sanciona reajuste salarial para servidores municipais
Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias
No dia 18 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Estagiário, data que reconhece a importância dessa etapa na formação de estudantes técnicos e universitários. Em Vitória da Conquista, a Prefeitura mantém um amplo Programa de Estágio, que se consolidou como uma das principais portas de entrada dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo aprendizado prático aliado à formação acadêmica.
Atualmente, cerca de 500 estudantes participam do programa, segundo dados da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), vinculada à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi). As oportunidades abrangem cursos de nível superior, pós-graduação e ensino técnico em áreas como Administração, Enfermagem, Direito, Jornalismo, Engenharia, Pedagogia, Farmácia, Matemática e Sistemas de Informação.
Os estagiários estão distribuídos por diversas secretarias e órgãos municipais, além de setores como Defesa Civil e Procon. Há ainda estudantes cedidos ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Somente no Procon, por exemplo, 14 estagiários de Direito — 12 de graduação e dois de pós-graduação — foram responsáveis por 4.296 atendimentos no primeiro semestre deste ano, ilustrando a relevância do trabalho realizado.
Segundo o gerente de Gestão de Pessoas, Fábio Dantas, o programa vai além do suporte administrativo: “Para muitos, é o primeiro contato com a vida profissional. Apresentamos o cotidiano da administração pública e, ao mesmo tempo, identificamos talentos. Muitos concursados e gestores do município já foram estagiários e demonstraram potencial desde essa fase”.
O Núcleo de Estágio, coordenado por Vilneide Alves, é responsável por recepcionar os estudantes, organizar contratos e acompanhar direitos como recesso remunerado. “Fazemos a intermediação entre os estagiários e as secretarias, garantindo que a experiência seja bem estruturada e que eles tenham suporte em todo o processo”, explica.
Exemplos não faltam entre os atuais beneficiados. A estudante de Direito Dilma Barbosa, no 10º semestre, estagia na Semgi e destaca os aprendizados em Direito Administrativo e processos licitatórios. Já Ritielle Dutra, que iniciou a experiência na graduação em Administração e hoje atua como estagiária de pós-graduação, ressalta o conhecimento adquirido em gestão de folha e funcionamento da máquina pública, além do networking proporcionado pelo estágio.
Em reconhecimento a essa contribuição, a Prefeitura realizará no dia 26 de agosto de 2025, às 8h, no Auditório do Cemae, um evento de celebração e homenagem aos estagiários. A proposta é valorizar o papel desses jovens no serviço público municipal e reforçar o estágio como uma modalidade essencial de inserção no mercado de trabalho.
A data e a programação reforçam que, mais do que uma etapa obrigatória, o estágio é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, essencial para o desenvolvimento de carreiras e para o fortalecimento das instituições públicas.
Fonte: PMVC
Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!
Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por LinkNews oficial.
Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao
#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias

Colégio Oficina aparece na 20ª colocação do ranking divulgado pelo MEC, que reúne as instituições com maiores médias no estado

Estudo será realizado com 250 pacientes em hospital de Porto Alegre e vai avaliar a eficácia do medicamento na rede pública