A Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, promove nos dias 17 e 18 de junho a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento será realizado no auditório da faculdade Uninassau, localizada no Shopping Boulevard, e tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A conferência tem como principal objetivo fomentar o debate e construir coletivamente propostas voltadas à formulação de políticas públicas que atendam às necessidades da população idosa. A iniciativa reúne representantes do poder público e da sociedade civil para discutir prioridades e caminhos para a garantia de direitos e a melhoria das condições de vida das pessoas idosas.
A programação será aberta na terça-feira (17), às 14h, com a composição da mesa de autoridades, leitura do regimento interno e a palestra magna ministrada pelo professor João Xavier dos Santos. João é advogado, professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), além de assessor especial da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra). Atualmente, é doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Na quarta-feira (18), as atividades começam às 8h com a formação de grupos de trabalho que discutirão propostas a partir de cinco eixos temáticos:
1.Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
2.Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;
3.Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
4.Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
5.Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
A plenária final será realizada a partir das 14h do mesmo dia, com a apresentação e aprovação das propostas elaboradas nos grupos.
Para o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Márcio José de Brito, a conferência representa uma oportunidade significativa para fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa. “Esse será um momento de discussão e debate, em que as pessoas do governo e da sociedade irão se reunir para discutir e definir prioridades nas políticas públicas que afetam o envelhecimento da população. Um dos nossos principais objetivos é promover a reflexão de temas relacionados à pessoa idosa buscando aprimorar suas condições de vida e garantir seus direitos”, destacou Márcio.
Ao término do evento, serão eleitos quatro delegados que representarão Vitória da Conquista na etapa estadual da conferência, marcada para os dias 19 e 20 de agosto. Dois dos representantes serão do poder público e dois da sociedade civil. A etapa nacional acontecerá em Brasília, entre os dias 5 e 8 de novembro.
Fonte: Secom