
Prefeitura de Vitória da Conquista sanciona reajuste salarial para servidores municipais
Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias
Na última sexta-feira (28), ocorreu a aclamação e posse da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) para o biênio 2025/2026, em um evento conjunto com a Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA). O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, assume a presidência da UPB, enquanto Sivaldo Rios, prefeito de Capim Grosso, presidirá a FECBAHIA. O encontro foi realizado na sede da UPB e contou com a presença de diversos prefeitos e prefeitas baianos, do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além de senadores, deputados e outras autoridades.
“Nosso foco será um municipalismo forte. Vamos realizar os sonhos dos prefeitos e prefeitas que confiaram em nossa representação com seriedade e empenho. Tenho certeza de que avançaremos, pois contamos com amigos em todos os partidos no governo da Bahia e no federal. Somente unidos conseguiremos avançar nas pautas municipalistas”, afirmou Wilson Cardoso.
Quinho Tigre, que passou o cargo para Cardoso, expressou sua gratidão a todos que apoiaram sua trajetória. “Agradeço a cada um que me deu a oportunidade de mostrar a força da UPB para a Bahia e para o Brasil.”
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que “a Bahia é hoje a sede do municipalismo brasileiro” e se comprometeu a colaborar com os novos presidentes na criação de um banco de projetos junto às instituições. “Estaremos juntos em nome dos prefeitos e prefeitas da Bahia”, completou.
Rui Costa, Ministro da Casa Civil, enfatizou que as administrações municipais são essenciais para o bom funcionamento do governo federal. “Não podemos melhorar educação ou saúde no país sem o engajamento dos prefeitos e prefeitas”, explicou.
O senador Jaques Wagner, que está em viagem ao Vietnã com o presidente Lula, foi representado por sua esposa Fátima Mendonça, natural de Andaraí. Ela destacou que “Wilson é sinônimo de luta municipalista”. Wagner enviou uma mensagem de apoio: “Desejo muito sucesso a você, Wilson, e também a Sivaldo. Tenho certeza de que vocês realizarão um excelente trabalho.” O presidente Lula também enviou saudações ao novo presidente da UPB: “Conte com o governo federal; você terá um amigo dos prefeitos na presidência.”
“Wilson promoveu um entendimento importante para que hoje tivéssemos uma eleição unificada entre todos os prefeitos. É a primeira vez que 417 prefeitos estão unidos pela causa municipalista e estou no Senado para apoiá-los”, afirmou o senador Otto Alencar, ecoado pelo senador Ângelo Coronel.
A deputada Lídice da Mata ressaltou a solidariedade da bancada federal em relação aos prefeitos baianos em questões que buscam fortalecer os municípios. O Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano, desejou sucesso aos novos empossados e se colocou à disposição para solucionar problemas.
Antes de passar o cargo, Thiancle Araújo, presidente em exercício da FECBAHIA, agradeceu pelo apoio durante sua gestão e falou sobre seu novo desafio como superintendente da UPB. “Estou animado para ajudar o municipalismo e agradeço ao Wilson pelo convite. Estou aqui à disposição para colaborar”, concluiu.
Sivaldo Rios, novo presidente da FECBAHIA e prefeito de Capim Grosso, expressou sua alegria por ser escolhido como presidente consensual: “Houve várias candidaturas dispostas a trabalhar pela Bahia e pelos consórcios públicos. O entendimento político e o carinho dos prefeitos foram fundamentais.”
Além do presidente Wilson Cardoso, a diretoria executiva é formada por: Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto; Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá; Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça; Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis; Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém; e Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá.
Já os conselheiros titulares são os prefeitos de Anguera, Mauro Selmo Oliveira Vieira; Cocos, Clewton Domingues de Souza; Jussara, Taciano Mendes da Silva; Uaua, Marcos Henrique Lobo Rosa; e Araci, Maria Betivania Lima da Silva. Os cinco conselheiros suplentes são gestores de: Alcobaça, Givaldo Muniz; Itatim, Daiane Silva dos Anjos; Aporá, Carine Dantas de Menezes; Sobradinho, Regis Cleivys Sampaio Bento; e Wanderley, Camargo Antônio Pinto Crisóstomo.
Diretores regionais e operacionais
O primeiro ato de Wilson Cardoso como presidente da UPB foi realizar a assembleia para alteração do estatuto da entidade, o que permitiu a criação de diretorias regionais e operacionais para atuar no diálogo e articulação a favor dos municípios em áreas específicas da gestão pública.
“Nós fizemos uma reforma estatutária onde, sem dúvida nenhuma, ficou a melhor reforma das associações Brasil. Pensamos em tudo, trocamos ideias, discutimos com prefeitos e prefeitas, depois enviamos no email de todos, demos sete dias para eles se manifestarem para aí a gente poder aprovar aqui essa reforma. Com isso vocês me deram a oportunidade de ter uma diretoria robusta de prefeitas e prefeitos comprometidos”, explicou o presidente da UPB, Wilson Cardoso.
Os novos diretores da UPB são:
Diretoria Regional
Diretor Regional Norte, Prefeito de Senhor do Bonfim, Laércio Muniz de Azevedo Junior;
Diretor Regional Leste, Prefeito de Entre Rios, Manoelito Argolo dos Santos Junior;
Diretor Regional Oeste, Prefeito de Santa Maria da Vitória, Antônio Elson Marques da Silva;
Diretor Regional Sul, Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias;
Diretoria Operacional:
Diretora das Mulheres Municipalistas, Prefeita de Ibicaraí, Monalisa Gonçalves tavares;
Diretor de Direitos Humanos, Cidadania e Igualdades Racial, Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga de Jesus;
Diretor de Municípios de Pequeno Porte (até de 22 mil habitantes), Prefeito de Ipecaetá, Elcydes Piaggio de Oliveira Júnior;
Diretor de Municípios de Porte Médio (de 22.001 a 100.000 habitantes), Prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro;
Diretor de Municípios de Grande Porte ( a partir de 100.001 habitantes), Prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano;
Diretor de Projetos, Prefeito de Inhambupe, Hugo Cavalcanti Reis Simões;
Diretor de Comunicação, Prefeito de Alagoinhas, Gustavo Augusto De Souza Carmo;
Diretora de Serviços, Prefeita de Mucugê, Ana Olimpia Hora Medrado;
Diretor de Relações Institucionais e Governo, Prefeito de Itabuna, Augusto Narciso Castro;
Diretor Parlamentar, Prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana;
Diretor das Entidades Municipalistas, Prefeito de Riachão do Jacuípe, José Carlos de Matos Soares;
Diretora da Saúde, Prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Batista Silva Morais Sampaio;
Diretor de Segurança Pública, Prefeito de Paramirim, João Ricardo Brasil Matos;
Diretor da Juventude, Prefeito de Saubara, Felipe Suzart da Silva;
Diretor de Educação, Prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo Bispo da Conceição Dos Anjos;
Diretor de Meio Ambiente, Prefeito de Cairu, Hildécio Antônio Meireles Filho;
Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!
Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por LinkNews oficial.
Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao
#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias

Colégio Oficina aparece na 20ª colocação do ranking divulgado pelo MEC, que reúne as instituições com maiores médias no estado

Estudo será realizado com 250 pacientes em hospital de Porto Alegre e vai avaliar a eficácia do medicamento na rede pública