Enfermeiras salvam 15 recém-nascidos em hospital inundado

Pelo menos 15 bebês tiveram suas vidas salvas graças à rápida ação das enfermeiras do hospital Penna, localizado em Bahía Blanca, na Argentina. Durante uma forte tempestade que inundou a cidade e a unidade de saúde, elas pegaram as crianças nos braços e as levaram para os andares superiores do prédio.

– Coloquei uma bebê de um quilo dentro do meu uniforme para que ela não perdesse calor, pois estava ficando fria – relatou Luciana Marrero, uma das enfermeiras.

Sonia Scardapane, outra profissional da saúde, comentou que as funcionárias se organizaram em grupos para resgatar os bebês. Uma delas foi até o local onde as mães estavam internadas para ajudá-las a levar as crianças.

Ela explicou que no chão alagado havia bebês em berços, alguns em incubadoras e outros recebendo oxigênio.

As imagens do resgate rapidamente se tornaram virais nas redes sociais, mostrando as enfermeiras segurando os bebês nos braços, conectados a respiradores e cabos de monitoramento. As crianças foram levadas pelas escadas devido à falta de energia elétrica, que deixou os elevadores fora de serviço.

– A prioridade sempre foi os bebês. Eu não sabia como estava minha família, assim como todos nós que estávamos lá – declarou Marrero.

As profissionais trabalharam por 18 horas seguidas até conseguirem transferir todos os bebês com segurança para outro local.

– A ala neonatal do hospital Penna está completamente destruída. A água baixou e agora precisamos limpar e organizar tudo, além de verificar o que pode ser salvo. Não tivemos tempo de resgatar absolutamente nada – afirmou Scardapane ao conseguir acessar a área afetada.

As enfermeiras pediram ajuda para a reconstrução do hospital:

– Nosso sonho é reerguer nosso setor neonatal.

O ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Javier Alonso, confirmou na segunda-feira (10) que 16 pessoas perderam a vida devido às enchentes ocorridas na última sexta-feira (7) em Bahía Blanca e revelou que duas irmãs, de um e cinco anos, ainda estão desaparecidas.

Além disso, cerca de cem pessoas continuam desaparecidas e 1.450 foram obrigadas a deixar suas casas, sendo realocadas em 13 centros criados para acolhê-las.

A Empresa Distribuidora de Energía Sur (EDES) informou que 55% do fornecimento de energia foi restabelecido e que uma equipe com 400 trabalhadores foi enviada para acelerar o restabelecimento da eletricidade.

Fonte: PlenoNews

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email