Representantes da Prefeitura participam de comitiva a Salvador para cobrar solução de demandas do município

O término do contrato com a concessionária Via Bahia, a duplicação da BR-116, a construção de viadutos nos cruzamentos do anel rodoviário com os bairros adjacentes à zona urbana da cidade, a falta de voos diretos de Vitória da Conquista para Salvador, os altos preços das passagens aéreas e a criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista foram os principais temas discutidos em uma reunião realizada na quinta-feira (13), em Salvador. O encontro contou com a presença de uma comitiva de Vitória da Conquista, composta por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, OAB, setores industrial e comercial, além dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, e Turismo, Maurício Bacelar, e dos deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e Tiago Correia (PSDB).

A Prefeitura foi representada pelo procurador-geral Jônatan Meireles e pelo chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo Silva. Ambos enfatizaram a relevância do encontro para encontrar soluções para demandas antigas e atuais que afetam o desenvolvimento do município, como as questões relacionadas à BR-116 e a falta de voos diretos para Salvador.

“O compromisso dos dirigentes foi o de ampliar o debate e buscar uma reunião que envolva a prefeita Sheila Lemos e o governador Jerônimo, pois é crucial que esses temas sejam discutidos em um encontro específico entre os governantes”, afirmou o procurador-geral. “O secretário de Relações Institucionais se dispôs a levar essas demandas ao governador e mencionou que algumas delas poderiam ser reavaliadas com soluções já apresentadas”, acrescentou Coronel Ivanildo.

Durante a reunião no Centro Administrativo da Bahia, a comitiva destacou os problemas causados pela Via Bahia ao município, especialmente em relação ao descumprimento do contrato para construção dos viadutos e outras melhorias solicitadas pelo poder público municipal e pela sociedade civil.

Houve também questionamentos sobre o futuro da BR-116 (Rodovia Santos Dumont) após o término do contrato com a Via Bahia, que se deu no último dia 5 de fevereiro por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em resposta, o Governo do Estado informou que novas reuniões em nível federal serão realizadas devido à interrupção de serviços essenciais pela Concessionária Via Bahia, como ambulâncias para atendimento médico, guinchos para remoção em acidentes e manutenção das vias. Segundo nota da própria Via Bahia, um termo aditivo permitirá que o contrato permaneça até 31 de março de 2025, quando as rodovias passarão a ser geridas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Portanto, não há justificativa para a descontinuidade dos serviços neste momento.

Nesse intervalo, a Via Bahia continuará responsável pela operação, manutenção e conservação das rodovias, incluindo a gestão das praças de pedágio, garantindo condições seguras e funcionais para a mobilidade.

Sobre a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, os secretários relataram que essa questão precisa ser apreciada pela Assembleia Legislativa antes que o Governo possa intervir.

Aeroporto
Outro tópico relevante discutido na reunião foi a redução dos voos diretos para Salvador. Atualmente, há apenas três voos semanais partindo de Vitória da Conquista e dois retornando da capital baiana, com tarifas consideradas altíssimas.

O procurador Jônatan Meireles destacou a necessidade de intervenção dos poderes públicos para baixar os preços das passagens. Ele ressaltou que toda a região é impactada pela escassez de opções. “Vitória da Conquista é um polo na região Sudoeste e há uma grande demanda. O que está acontecendo não é aceitável; precisamos unir esforços para encontrar uma solução”, concluiu.

Fonte: Secom

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email