Trump suspende parceria com o Brasil, financiada pela Usaid

O governo dos Estados Unidos suspendeu a parceria com o Brasil para a prevenção de incêndios florestais, após um decreto assinado pelo presidente Donald Trump interromper as atividades de assistência internacional.

O Serviço Florestal dos Estados Unidos, através do Programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, realizava treinamento de brigadistas no Brasil, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). Esta agência tem sido alvo de críticas de Trump, que busca seu fechamento.

Na última sexta-feira (7), um juiz federal bloqueou a tentativa de Trump de desmantelar a Usaid. O presidente acusou a agência de corrupção e fraude, e escreveu “Feche isso” em suas redes sociais.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que, devido a um decreto federal, as atividades de assistência internacional estão suspensas por 90 dias durante o período de transição do governo dos EUA.

Diante da interrupção da cooperação internacional, Ibama, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e Funai estão reprogramando suas atividades. Esses órgãos avaliarão se manterão as reuniões previstas sem a participação dos Estados Unidos ou se as remarcarão.

O Ibama assegura que não haverá prejuízo direto na interrupção do programa, pois as ações de prevenção e combate a incêndios são realizadas com recursos do orçamento da União, sem dependência de fontes externas. No entanto, a suspensão das atividades da Usaid impacta tecnicamente, interrompendo ações que poderiam contribuir para a reestruturação das instituições brasileiras, especialmente na capacitação de profissionais.

A prevenção e combate a incêndios florestais é um dos principais desafios do governo brasileiro. Desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número de focos de incêndio aumentou 146,4% em comparação com o ano anterior, com a Amazônia registrando um recorde de focos de fogo. Apesar da seca recorde e das mudanças climáticas, especialistas apontam falhas do governo na prevenção.

Fonte: PlenoNews

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email