
Prefeitura de Vitória da Conquista sanciona reajuste salarial para servidores municipais
Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias
Até o dia 31 de outubro, a Carreta da Saúde estará estacionada no Centro Cultural Glauber Rocha com oferta de consultas clínicas e cardiológicas, além de exames de mamografia, ultrassonografia e radiografia. Mas como a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha Outubro Rosa, a Prefeitura facilitou ainda mais o acesso aos exames de diagnóstico de câncer de mama, a exemplo de mamografia e ultrassonografia mamária.
O atendimento dos usuários será realizado mediante agendamento da Central de Marcação de Consultas e das unidades de saúde. Durante este mês, por conta da campanha, para realização de mamografia e ultrassonografia mamária, a pessoa que não tiver com a solicitação em mãos poderá se dirigir ao Centro Cultural Glauber Rocha e solicitar o exame.
“O Município, por meio da, Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza esses exames durante todo ano, mas com a chegada do Outubro Rosa nós intensificamos a oferta com o objetivo de alcançar o máximo possível de mulheres que estão com idade para fazer rastreamento do câncer de mama, a partir dos 40 anos, ou pessoas que já tenham histórico familiar de câncer na família. É só vir aqui na carreta e fazer seu exame”, explicou a secretária de Saúde, Fernanda Maron.
E a prevenção é muito importante, pois, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Embora rara, esse tipo de câncer também pode acometer homens, representando cerca de 1% dos casos.
Eurides Oliveira, de 67 anos, moradora do loteamento Santa Teresinha, está dentro do grupo prioritário para o rastreamento da doença. Ela já sabe que é importante prevenir para evitar complicações e foi por isso que aproveitou o dia de entrega do resultado de exames para fazer a sua mamografia. “Eu vim buscar o resultado dos exames que fiz na carreta quando ela esteve no Jardim Valéria e eles me perguntaram se eu não queria fazer a mamografia, então, lembrei que já tinha quase dois anos que não fazia e resolvi fazer. Agradeço a iniciativa da Secretaria de Saúde por facilitar estes exames”, explicou Eurides.
Além da intensificação da oferta na Carreta da Saúde, a Secretaria de Saúde está realizando programação do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município. “Nosso objetivo é a prevenção, conscientização da mulher e também dos homens sobre a importância do cuidado com a saúde, porque sabemos que a chance de cura para o câncer de mama é muito alta quando o diagnóstico é precoce”, explicou Fernanda.
Fonte: Secom
Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!
Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por LinkNews oficial.
Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao
#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias

Colégio Oficina aparece na 20ª colocação do ranking divulgado pelo MEC, que reúne as instituições com maiores médias no estado

Estudo será realizado com 250 pacientes em hospital de Porto Alegre e vai avaliar a eficácia do medicamento na rede pública