
Prefeitura de Vitória da Conquista sanciona reajuste salarial para servidores municipais
Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias
A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista promoveu, ao longo da última semana, uma programação especial voltada às mães de recém-nascidos internados no bloco neonatal do Hospital Municipal Esaú Matos.
As ações fizeram parte da campanha Maio Materno e tiveram como objetivo oferecer acolhimento emocional e fortalecer o cuidado psicológico das mulheres que acompanham diariamente o tratamento dos filhos na unidade hospitalar.
Durante as atividades, as mães participaram de momentos de autocuidado com serviços de corte de cabelo, escova e design de sobrancelhas, oferecidos por alunas do Projeto Renascer Mais.
A fisioterapeuta e responsável pelas práticas integrativas do bloco neonatal, Lauriely Barreto, explicou que a proposta buscou amenizar a rotina emocionalmente intensa enfrentada pelas mães durante a internação dos bebês.
“Tem mães que estão há mais de dois meses com seus bebês internados. Então esse momento foi justamente para que elas pudessem se distrair, amenizar essa angústia que sentem diariamente e lembrar que, além de mães, elas também são mulheres lindas e fortes”, afirmou.
A programação também contou com uma oficina de artesanato, em que as participantes confeccionaram corujinhas, promovendo momentos de integração e troca de experiências.
Outra atividade realizada foi uma roda de conversa conduzida por Marina Oliveira, mãe de gêmeas que permaneceram internadas no bloco neonatal por três meses e 18 dias.
Na palestra “Corações que se entendem: mães fortes nascem na UTI neonatal”, Marina compartilhou experiências vividas durante o período de internação das filhas e falou sobre os desafios enfrentados ao longo do processo.
A coordenadora do Projeto Renascer Mais, Marinez Pereira Albino, ressaltou o impacto emocional das ações realizadas.
“Isso eleva a autoestima e faz com que elas se sintam cuidadas de uma forma especial. O Renascer Mais é isso: fazer as pessoas renascerem mais a cada dia, cuidando de dentro para fora, do emocional e do físico”, declarou.
Entre as mães atendidas esteve Geiziele Leite, moradora de Presidente Jânio Quadros, que acompanhava a recuperação das filhas gêmeas prematuras, Aila e Alice.
“Eu gostei muito, porque a gravidez mexe muito com a cabeça e com o corpo. Hoje eu saio daqui muito feliz para tirar minha foto com minhas meninas, pois elas estão de alta e vamos embora hoje”, afirmou.
A moradora de Vitória da Conquista, Gleice Cordeiro, também participou das atividades e destacou a importância do cuidado voltado às mães durante o período de internação.
“Essa ação nos lembra que, além de mãe, ainda existe uma pessoa que também precisa de cuidados. Aqui nos reconhecemos como mulher e esse momento de descontração e alegria reflete positivamente não só em nós, mas também nos nossos bebês”, disse.
Segundo a Fundação Pública de Saúde, as ações reforçam a proposta de assistência humanizada oferecida às famílias que acompanham o tratamento dos recém-nascidos internados.
Fonte: PMVC
Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!
Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por LinkNews oficial.
Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao
#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Lei prevê revisão de 4,26% nos vencimentos, atualização do auxílio-alimentação e reajustes específicos para algumas categorias

Colégio Oficina aparece na 20ª colocação do ranking divulgado pelo MEC, que reúne as instituições com maiores médias no estado

Estudo será realizado com 250 pacientes em hospital de Porto Alegre e vai avaliar a eficácia do medicamento na rede pública