40 mil livros descartados em Osasco são recuperados e caso vira alvo de investigação

Cerca de 40 mil livros do acervo da Biblioteca Municipal de Osasco foram recuperados nesta quarta-feira (29), após terem sido descartados de forma irregular. Os exemplares agora estão armazenados no almoxarifado da Central de Educação do município. A prefeitura informou que contratou um instituto especializado para avaliar as condições das obras e definir se será possível recuperá-las.

Imagens divulgadas mostram os livros guardados em grandes sacos plásticos e em condições inadequadas. Até o momento, não há informações oficiais sobre quem autorizou ou executou o descarte, nem os motivos da ação.

O prefeito Gerson Pessoa afirmou, em redes sociais, que determinou a abertura de uma sindicância para identificar os responsáveis. Já o Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito para investigar possível lesão ao patrimônio público e cultural, incluindo danos irreparáveis a documentos históricos e obras de valor coletivo.

O órgão também solicitou à prefeitura documentos que justifiquem o descarte, como laudos técnicos e avaliações sanitárias. Segundo apuração, a Biblioteca Monteiro Lobato está fechada desde 2020 para reforma. O caso foi levado ao Ministério Público pelo Coletivo JuntOz, grupo com atuação na Câmara Municipal da cidade.

Fonte: CNN

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email