Projeto Conquistar inicia curso gratuito para Enem 2026 com mais de 300 estudantes em Vitória da Conquista

A aula inaugural do Projeto Conquistar foi realizada no último sábado (11), reunindo mais de 300 estudantes no Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae), em Vitória da Conquista. A iniciativa marca o início das atividades do curso preparatório voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio 2026.

Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o projeto oferece aulas gratuitas destinadas a estudantes e ex-alunos da rede pública, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior.

Estrutura do curso

Criado em abril do ano passado, o Projeto Conquistar conta com parceria da UNINASSAU e do Curso Pré-vestibular Zênite. As aulas serão realizadas às terças-feiras no Zênite e aos sábados na UNINASSAU, localizada no Shopping Boulevard.

O conteúdo programático abrange todas as disciplinas exigidas no Enem, com foco na preparação completa dos estudantes para o exame.

Política pública voltada à juventude

De acordo com o coordenador de Juventude, Luiz Augusto Cardoso, o projeto tem se consolidado como uma ação contínua voltada à qualificação dos jovens. “Nosso objetivo é garantir que iniciativas como o Conquistar permaneçam à disposição dos jovens, especialmente daqueles que mais precisam de oportunidades, ampliando o acesso à qualificação e à universidade pública”, afirmou.

Estratégias de preparação

Durante o encontro, o diretor do curso Zênite, Omar Ribeiro, apresentou aos estudantes o funcionamento da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método utilizado na correção do Enem, além da análise de microdados como ferramenta estratégica de estudo.

Segundo ele, compreender a estrutura da prova pode contribuir para melhores resultados. “Este primeiro momento permite que os alunos compreendam a estrutura da prova e adotem estratégias mais eficientes, com base na relação entre habilidades, conteúdos e nível de dificuldade das questões”, explicou.

O projeto também prevê acompanhamento individualizado, considerando o curso pretendido pelos estudantes e a média de acertos necessária em cada área do conhecimento.

Atenção ao equilíbrio emocional

A programação incluiu ainda uma palestra com a psicóloga Josy Viana, que abordou a importância da saúde emocional durante o período de preparação.

A profissional destacou que fatores como ansiedade, pressão e sobrecarga podem afetar o desempenho acadêmico. Entre as orientações, estão a manutenção de uma rotina equilibrada, com atenção ao sono, alimentação, prática de atividades físicas e momentos de lazer.

Relatos dos estudantes

Entre os participantes, a estudante Sofia Carvalho, de 17 anos, destacou a relevância do apoio público na preparação. “Conciliar ensino médio integral e o estudo em casa, é difícil. Ter esse apoio é um reforço muito grande”, afirmou.

Milena Silva, de 24 anos, ressaltou a importância de retomar os estudos com suporte adequado. “Já tem um tempo que terminei o ensino médio, estava sentindo falta de voltar para uma sala de aula, de ter orientação de professor e de ter um suporte nos estudos”, disse.

As atividades do Projeto Conquistar seguem ao longo do ano com aulas regulares e acompanhamento pedagógico voltado à preparação para o ingresso no ensino superior.

Fonte: PMVC

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email