“Precisamos agir”: prefeita destaca trabalho em rede na abertura do 1º Encontro Internacional Conquista ODS

Vitória da Conquista passou a sediar, a partir desta quinta-feira (9), o 1º Encontro Internacional Conquista ODS, realizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Com o tema “Governança, Cooperação e Implementação da Agenda 2030”, o evento reúne participantes para discutir estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável nos territórios.

Durante a abertura, a prefeita Sheila Lemos destacou a importância da cooperação entre cidades e reforçou que a transformação social começa no âmbito local. Em sua fala, ela ressaltou o papel coletivo na construção de soluções.

“Vitória da Conquista é a cidade-sede, que está abrindo as suas portas para essa discussão, esse diálogo tão importante, mas ela não é a principal cidade. E só mais uma. Porque nós só vamos conseguir fazer isso em rede. Em rede, ninguém é mais importante que ninguém, ninguém é melhor que ninguém”, afirmou.

A gestora também enfatizou que o avanço das metas depende da atuação conjunta entre diferentes municípios, independentemente do porte. Segundo ela, o trabalho em rede é essencial para alcançar resultados concretos.

“Então, a importância desse evento é que todos entendam que cada um tem que fazer a sua parte. Ah, eu sou muito pequeno para isso. Não, ninguém é pequeno”, disse.

Atuação local e transformação global

Ao longo do discurso, Sheila Lemos destacou que as mudanças mais significativas acontecem a partir das cidades, onde as pessoas vivem e enfrentam os desafios cotidianos. Para ela, a transformação global depende diretamente das ações locais.

“Se nós não fizermos a transformação nos nossos territórios, nós não vamos conseguir mudar a realidade de lugar algum”, afirmou.

A prefeita também reforçou a necessidade de sair do campo das ideias e partir para ações concretas. “O que a gente precisa é agir”, declarou.

Experiência do município com os ODS

Sheila Lemos relembrou ainda o processo vivido por Vitória da Conquista ao identificar dificuldades no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo ela, o município optou por buscar apoio e fortalecer parcerias para reverter o cenário.

“Foi assim que Vitória da Conquista percebeu no raio de 2020 que a gente não, nós não estávamos conseguindo avançar nos objetivos dos ODS. E o que que nós fizemos? Em vez de pegar aquilo e botar pra debaixo do tapete, a gente chamou”, explicou.

De acordo com a prefeita, a construção de uma rede de colaboração foi fundamental para redefinir estratégias e impulsionar resultados.

“Quando você percebe onde você está e você sabe aonde você quer chegar e você traz os parceiros para isso, você alimenta essa rede e faz essa rede forte, você consegue”, afirmou.

Convocação para participação coletiva

Ao encerrar sua fala, Sheila Lemos fez um convite para que outros municípios adotem estratégias semelhantes, com foco na cooperação e na atuação prática.

“Então, são as pequenas cidades, são as pessoas que moram nas cidades, somos nós que vamos fazer essa transformação”, disse.

O Encontro Internacional Conquista ODS segue com programação voltada ao debate e à troca de experiências sobre governança e desenvolvimento sustentável, reunindo diferentes atores em torno da implementação da Agenda 2030.

Confira fala da prefeita no instagram @linknewsoficial https://www.instagram.com/p/DW6del3OVkt/

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email