Remédios podem ter reajuste de até 3,81% a partir desta terça

Os preços dos medicamentos no Brasil podem sofrer reajuste a partir desta terça-feira (31), com aumento máximo de até 3,81%, conforme resolução do governo federal. O percentual foi definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e funciona como um teto, ou seja, não é aplicado automaticamente.

O reajuste foi dividido em três níveis: até 3,81% (alta concorrência), 2,47% (concorrência intermediária) e 1,13% (baixa concorrência). Em geral, medicamentos mais populares, como os usados para hipertensão, colesterol e diabetes, tendem a ficar nas faixas mais altas, enquanto produtos mais novos ou com menos opções no mercado têm limites menores.

Apesar da autorização, cabe às farmacêuticas decidir se aplicam o aumento e em qual percentual, respeitando o limite. Na prática, isso significa que os preços podem subir de forma gradual, variar entre marcas ou até permanecer estáveis em alguns casos.

Para o consumidor, o impacto depende do tipo e da frequência de uso. Quem utiliza medicamentos contínuos pode sentir mais o efeito ao longo do tempo, mas fatores como concorrência, genéricos, descontos e programas de fidelidade das farmácias podem amenizar o aumento no preço final.

Fonte: G1

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email