Salvador reforça tratamento gratuito contra hanseníase

A Prefeitura de Salvador intensifica, ao longo do mês de janeiro, as ações de combate à hanseníase por meio da campanha Janeiro Roxo. A iniciativa reforça a oferta de diagnóstico e tratamento gratuitos na rede municipal de saúde e busca ampliar a conscientização da população sobre a doença.

Durante o mês, estão previstas atividades educativas, capacitação de profissionais e mobilizações nas unidades de saúde. O objetivo é estimular o diagnóstico precoce, esclarecer que a hanseníase tem cura e reduzir o estigma ainda associado à doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que atinge principalmente a pele e os nervos. Entre os principais sintomas estão manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência, formigamento e fraqueza muscular. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, mas deixa de acontecer logo após o início do tratamento.

O atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem acompanhamento completo, avaliação de contactantes e orientações para prevenção de sequelas. Pessoas com sintomas devem procurar uma unidade o quanto antes.

Mesmo com avanços no controle, o Brasil segue como o segundo país do mundo em novos casos. Em Salvador, entre 2024 e 2025, cerca de 294 pessoas estavam em tratamento, o que reforça a importância de manter ações permanentes de vigilância e informação.

Fonte: Alô Alô Bahia

Gostou desse conteúdo? Curte, comenta e compartilha com os amigos!

Você sabia que a LinkNews também está presente em outras plataformas digitais? O acesso ao nosso Intagram, YouTube, Podcast e Facebook você encontra no buscador por  LinkNews oficial.

Oferecimento: Clinica Uro (@clinicauro )
Agência: @rossane.comunicacao

#linknews
#plataformalinknews
#canallinknews
#bloglinknews
#plataformadeconteudo
#vitoriadaconquistaba

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
Email