O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) a aplicação imediata de tarifas de 25% sobre países que mantêm relações comerciais com o Irã. A informação foi divulgada pelo próprio republicano na rede Social Truth.
A medida pode elevar a taxação mínima sobre produtos da China para 45%, acima dos atuais 20%. Além da China, países como Índia, Emirados Árabes Unidos e Turquia estão entre os principais parceiros comerciais do Irã.
O anúncio intensifica as tensões entre Washington e Teerã, em meio a protestos no Irã duramente reprimidos pelas autoridades. O governo iraniano afirma estar preparado para um possível conflito, mas também sinaliza abertura para negociações diplomáticas.
Fonte: CNN






