A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores passa a valer a partir desta sexta-feira (9). A medida foi assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses.
Com a nova regra, não será necessário realizar exames presenciais nem pagar taxas para renovar o documento. Todo o processo será feito de forma digital, por meio do sistema da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Terão direito à renovação automática os condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). Nesses casos, a CNH será atualizada automaticamente no sistema quando vencer.
Segundo o Ministério dos Transportes, a iniciativa faz parte da chamada “MP do Bom Condutor” e tem como objetivo reduzir em até 80% o custo total da habilitação. O ministro também destacou que o valor médio dos exames deve cair de cerca de R$ 300 para, no máximo, R$ 180.
Fonte: CNN






